Método Cultura Francesa

É importante que o aluno, principalmente aquele que inicia seu curso de francês, saiba com que tipo de material ele irá trabalhar ao longo de seu aprendizado.

A Cultura Francesa trabalha com recursos multimídia de áudio e vídeo e com os melhores livros didáticos disponíveis no mercado, sempre respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno e a diversidade de suas turmas.

Nosso método de ensino obedece ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – DELF (Diplôme D’études en Langue Française), como descrito abaixo:

O aluno pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

O aluno pode entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local e emprego. Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.

O aluno pode entender os principais pontos sobre assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo). Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições. Além disso pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões.

O aluno é capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico, se forem de sua área de especialização. Pode interagir com nativos com um grau suficiente de fluência e de naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções.