SOBRE A CULTURA FRANCESA

     As referências culturais francesas preservam, ainda hoje, grande tradição nos meios artístico e musicais,literários, cinematográficos e culturais. Neste âmbito, a Cultura Francesa acredita que ao elucidar estas referências, permite aos seus alunos se desenvolverem também em outros campos tais como a comunicação, as relações internacionais e até a diplomacia. E claro, viajar acima de tudo! A instituição reforça igualmente seu estatuto multicultural e internacional, acreditando na Língua Francesa como uma solução para aqueles que buscam destaque e representatividade no mercado de trabalho.

10 RAZÕES PARA APRENDER FRANCÊS

1. A língua falada no mundo

Mais de 270 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo. Cerca de 70 Estados e governos são membros da comunidade francófona. O francês é a língua estrangeira mais amplamente aprendida após o inglês e a sexta língua mais falada do mundo.

É também uma das únicas línguas que, como o inglês, é oferecida em várias instituições de ensino em todos os países do mundo. A França tem a maior rede de estabelecimentos culturais que oferecem aulas de francês para mais de 750.000 pessoas.

2. A língua para encontrar um emprego

Falar inglês e francês ao mesmo tempo é uma vantagem competitiva para multiplicar suas chances no mercado de trabalho internacional. O francês abre portas para oportunidades em empresas francesas, sejam elas localizadas na França ou em outros países francófonos (Canadá, Suíça, Bélgica e diversos países africanos). A França é a quinta potência comercial mundial e o terceiro maior refúgio para investimentos estrangeiros, por isso é considerada uma grande parceira econômica.

3. A língua da cultura

O francês é a língua oficial da culinária, da moda, do teatro, das artes visuais, da dança e da arquitetura. Aprendendo francês, você pode ter acesso às versões originais de grandes obras da literatura, do cinema e da música francesa e de culturas francófonas. O francês é a língua de Victor Hugo, Molière, Léopold Senghor Sendar, Edith Piaf, Jean-Paul Sartre, Alain Delon e Zinedine Zidane, entre muitas outras grandes personalidades.

4. A língua para viajar

A França é o país mais visitado do mundo, com mais de 70 milhões de visitantes por ano. Com noções de francês, sua viagem à Paris e a todas as regiões francesas (da doce Riviera aos Alpes cobertos de neve) se torna muito mais agradável. É uma experiência incrível entender a cultura, a mentalidade e a arte francesa de se viver. O francês também é muito útil quando se viaja para o continente africano, para Suíça, Canadá, Mônaco, as Seychelles, etc.

5. A língua para estudar

Falar francês, em especial, permite expandir seus estudos para fora do país, em universidades de renome ou escolas de negócios e de engenharia localizadas na França, classificadas entre as principais instituições de ensino superior da Europa e do mundo. Os alunos que falam francês, inclusive, podem se beneficiar de bolsas de estudo governamentais para se inscrever em cursos de pós-graduação em qualquer área de conhecimento e obter um diploma reconhecido internacionalmente.

6. A língua das Relações Internacionais

Francês é tanto uma língua de trabalho como uma das línguas oficiais da ONU, da União Europeia, UNESCO, OTAN, Comité Olímpico Internacional, Cruz Vermelha e de vários organismos internacionais. O francês também é a língua oficial das três sedes de instituições da União Europeia em Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo.

7. A língua para se conectar ao mundo

Depois do inglês e do alemão, o francês é a terceira língua mais utilizada na internet, à frente inclusive do espanhol. Compreender francês possibilita ao internauta uma nova visão do mundo através de sua comunicação com pessoas francófonas em todos os continentes e através, também, dos meios de comunicação internacionais em francês (TV5, France 24, Radio France Internationale, etc).

8. A língua gostosa de se aprender

Francês é uma língua fácil de aprender. Existem muitos métodos divertidos de aprendizado, independentemente se você é adulto ou criança. É possível alcançar um bom nível de fluência em francês muito rapidamente.

9. A língua para aprender outras línguas

Aprender francês ajuda a aprender outras línguas, especialmente as línguas latinas (espanhol, italiano, português ou romeno), mas também facilita a aprendizagem do inglês, visto que mais de 50% do vocabulário do inglês atual tem origem na língua francesa.

10. A língua do amor

Aprender francês proporciona ao aluno o prazer de se estudar uma língua bonita, rica e melodiosa, muitas vezes chamada de “a língua do amor”. O francês é também uma língua analítica, que estrutura e desenvolve o pensamento crítico que é muito útil em discussões ou negociações.